sábado, 7 de fevereiro de 2015

Como remover index.php da url do Joomla

Um dos principais erros que iniciantes mais cometem no Joomla, é esquecer desse detalhe básico que afeta diretamente o SEO do site. Então, vamos tentar de uma vez por todas, resolver esse problema tão simples que não só diz respeito a SEO, mas a estética do site, pois as vezes essa url é de doer na vista. 
No administrator, vá no menu: Sistema -> Configuração Global
Habilite as opções “URLs Amigáveis” e “Usar mod_rewrite do Apache”, ficando como a imagem abaixo:


Pronto? Só isso? Resolvido o problema? Não!
É justamente isso que a maioria faz, acha que basta habilitar nas configurações e pronto!
Repare na imagem abaixo. 


Esse é o ponto! Para que a “mágica” funcione é preciso que na raiz/pasta do Joomla, você renomeie o htaccess.txt para .htaccess.

Caso não consiga e seu Windows não deixe, basta usar um editor HTML qualquer e renomear por ele.

2 comentários:

  1. Aí se fizer isso muda o resultado do open graph no facebook

    ResponderExcluir
  2. Não é tão simples assim meu amigo, pois alguns servidor não estão configurados para isso.
    Não sou expert, aliás, se estou aqui é porque também estou precisando tirar esse maldito index.php da url, mas meu servidor Hostgator não me ajuda.
    Já vi vários tutoriais, e nenhum resolveu, pois precisa de um scrip no .htaccess para isso, e não apenas renomear.
    Alguém sabe??

    ResponderExcluir